segunda-feira, 4, março, 2024
34 C
Cuiabá

Edital Rumos será apresentado no Cine Teatro Cuiabá nesta quarta (02)

Mais lidos

Por: Cida Rodrigues/Secel

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) faz um chamamento a agentes culturais de Mato Grosso para conhecer o edital Rumos Itaú Cultural. Criada há 26 anos, a seleção é um dos maiores editais privados de apoio a projetos culturais do país e será apresentada nesta quarta-feira (02.08), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

“Nossa intenção é ampliar o acesso dos produtores culturais do Estado a políticas de financiamento nacionais. O Rumos é um grande edital privado, bem antigo, que distribui recursos para fortalecer a cultura em todo o país, e é muito importante que os agentes culturais de Mato Grosso também garantam uma participação nesse investimento”, explica o secretário adjunto da Secel, Jan Moura.

Além da apresentação do edital, haverá esclarecimento de dúvidas e troca de informações sobre a cena cultural local. O encontro será conduzido pelo Itaú Cultural, por meio da tradicional Caminhada Rumos, que até o dia 14 de setembro, irá percorrer 26 capitais, mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil.

Realizado desde 1997, o Rumos já contemplou 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio da instituição para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na última edição, de 2019-2020, foram 11.246 projetos inscritos, resultando em 90 projetos selecionados. As inscrições para o edital 2023-2024 estarão abertas no período de 01 de agosto a 22 de setembro e devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br

Para explicar como funciona a seleção, a equipe da Caminhada Rumos já esteve em São Paulo (SP), em um bate-papo na sede do Itaú Cultural, que pode ser acessado no site do programa ou no Youtube da instituição. Depois de Cuiabá, a dinâmica segue para Porto Velho (RO), passa pelas demais capitais, finalizando em Teresina (PI), no dia 14 de setembro.

Serviço
Apresentação edital Rumos Itaú Cultural 2023-2024
Quando: quarta-feira (02.08), das 19h às 21h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Av. Pres. Getúlio Vargas, 247, Centro
Entrada gratuita (sujeito à lotação)

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br