segunda-feira, 4, março, 2024
34 C
Cuiabá

Dia da Consciência Negra: Prefeitura de Cuiabá celebra a rica herança cultural afro-brasileira com programação especial

Mais lidos

Por: Carolina Miranda/Ascom

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, está preparando um evento especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. As atividades irão começar nesta sexta-feira, 17 de novembro, e se estenderão até o dia 20 de novembro, data oficial da comemoração.

A abertura das festividades será na sede da Casa dos Conselhos, a partir das 9h, com um encontro celebrativo que contará com diálogos apresentações musicais e de dança, além do tradicional ‘Café Afro’. Em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial, o evento visa não apenas promover a expressão artística, mas também incentivar a reflexão sobre a importância da diversidade e o respeito às diferenças.

Simultaneamente, na Praça da República, a população que circular pelo centro da capital terá a oportunidade de apreciar o talento das Trancistas, destacando a riqueza da cultura afro-brasileira na 18ª Edição da Cultura Afro-brasileira na Praça, a partir das 9h. Essa prática é comum em diversas culturas, incluindo a africana e afrodescendente. As trancistas são habilidosas em criar diferentes estilos de tranças, que podem variar em complexidade e padrão.

“Essa atividade não apenas realça a estética capilar, mas também desempenha um papel cultural significativo, transmitindo tradições e identidade. Muitas vezes, eventos culturais incluem apresentações de trancistas, onde demonstram suas habilidades e contribuem para a celebração da diversidade e da cultura afro-brasileira”, disse o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

À noite, a partir das 19h, o Museu da Imagem e Som de Cuiabá-Misc será palco da exibição do documentário “Os Sonhos não Envelhecem” – Clube da Esquina e Milton Nascimento, dirigido por Dennis Carvalho. Este evento é aberto ao público, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade se envolver com a história e a cultura afro-brasileira.

As atividades continuam no sábado (18) com o evento “Rota da Ancestralidade – Cortejo Afro”, que terá início às 07h, simbolizando a força das raízes culturais africanas no Centro Histórico, seguindo até o Misc.

No domingo (19), a partir das 18h, a Praça Santos Dumont será o local de apresentações culturais, feiras de artesanato e comidas típicas, proporcionando um ambiente descontraído e festivo para toda a família.

Encerrando a programação no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a população está convidada a participar de uma caminhada, com ponto de concentração na Praça 08 de Abril, a partir das 08h, promovendo a união em torno do respeito, da diversidade e da valorização da cultura afro-brasileira.

A Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso com a promoção da igualdade e da diversidade, utilizando eventos como esse para construir uma cidade mais inclusiva e consciente. “A participação de todos é essencial para tornar essa celebração um momento significativo de reflexão e celebração da rica herança cultural afro-brasileira”, concluiu Justino.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br