quarta-feira, 29, maio, 2024
24 C
Cuiabá

Cuiabá: Parceria com cooperativa vai possibilitar a venda de produtos confeccionados a partir da fruta babaçu para o Shopping Orla

Mais lidos

Por: Alessandra Marques/Ascom

O Shopping Orla terá uma nova atração, uma cafeteria especializada em cafés feitos com o extrato do babaçu. O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, firmou parceria com a Cooperativa de Agricultura Familiar de Santo Antônio de Leverger (Coopamsal), com intuito de trazer os produtos feitos com a castanha do Cerrado brasileiro para o comércio em Cuiabá e estreitar laços com os produtores da região. A visita aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), no município de Santo Antônio de Leverger.

A ideia inicial é trazer uma cafeteria com as bebidas feitas a partir da casca do babaçu para o Shopping Orla, localizado no bairro Porto, em Cuiabá. Os produtores terão o espaço cedido pela Prefeitura de Cuiabá para venderem os produtos feitos pela cooperativa. A ação fomentará a agricultura familiar da baixada cuiabana e o comércio local.

“Viemos aqui com o intuito de fechar parcerias com os produtores de Santo Antônio de Leverger. Queremos que os produtos comercializados aqui também tenham público na Capital. A gestão Emanuel Pinheiro tem essa visão, levar insumos de qualidade para a população cuiabana e fomentar o comércio local e a agricultura familiar, e isso abrange as cidades irmãs de Cuiabá”, afirmou Francisco Vuolo.

A Coopamsal possui 33 membros associados, todos produtores da Agrovila das Palmeiras, zona rural de Santo Antônio. A cooperativa foi premiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) pela excelência nos produtos oferecidos, com destaque ao cappuccino extrato da casca da fruta babaçu, com notas adocicadas e gostinho de canela. O sabonete feito da glicerina produzida com o óleo da fruta também é muito procurado, possuindo propriedades medicinais e sendo adequado para todos os tipos de peles e couros cabeludos, até mesmo os mais sensíveis.

“Nós agradecemos imensamente a visita do secretário Vuolo em nossa comunidade. Estamos animados em avançarmos nesse projeto e conseguimos ver o interesse da Prefeitura de Cuiabá em incentivar o desenvolvimento econômico, não só de Cuiabá, como das cidades próximas. Já estamos pensando no nome da nossa cafeteria e temos certeza que o público da Capital aprovará o nosso trabalho”, afirmou Rosilene Rodrigues, presidente da Coopamsal.

Agro da Gente

O objetivo do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, é capacitar os produtores rurais por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de incentivar a produção familiar e, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obter certificação e selo de qualidade para os produtos, possibilitando a comercialização em todo o território nacional.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br