quarta-feira, 12, junho, 2024
32 C
Cuiabá

Cuiabá: Mercado do Porto, uma deliciosa jornada pelos produtos regionais e diferenciados

Mais lidos

Por: Carolina Miranda/Ascom

Se você deseja vivenciar a essência dos produtos regionais e diferenciados, o Mercado Antônio Moyses Nadaf, (Mercado do Porto) é o destino ideal. Prepare-se para embarcar em uma jornada repleta de sabores, aromas e descobertas, enquanto se conecta com a riqueza cultural de um lugar que respira tradição e inovação. Visitar o Mercado do Porto é mais do que uma experiência gastronômica, é uma verdadeira celebração da identidade de uma região única.Cachorrada, Furrundum, doce de caju, queijos, peixes, frutas e verduras. Tudo isso e muito mais você vai encontrar no novo Mercado do Porto, especialmente revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá. A primeira etapa da reforma foi entregue na manhã de sexta-feira (21) pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Um prédio moderno com 6.780.82 m²  garante  maior conforto aos visitantes e aos 153 permissionários que atuam no local. No total, são 189 espaços comerciais.

Quem aproveitou para garantir os itens necessários para o cardápio da sexta-feira, trata-se de Mayra Moraes, 64 anos. Carioca, mas cuiabana de coração, ficou encantada ao ver de perto o espaço todo reformado. “A nova estrutura ficou muito boa. Tudo bem dividido. Eu moro bem perto daqui, no bairro Coophamil. Marco presença quase todos os dias. Já sou amiga da maioria dos feirantes. É um local agradável que agora ficou ainda melhor, até com climatização. Quem fala mal está mentindo. Ficou excelente”, declarou Mayra.

Uma das comerciantes mais antigas da feira é Rosita Ferreira, proprietária de uma loja de confecções há mais de cinquenta anos. “Estou muito feliz com o prefeito Emanuel Pinheiro e a Associação, que trabalharam duro para que o projeto saísse do papel. Estou num local privilegiado. Bem na parte central, além disso, tenho que ter vantagem, sou uma das mais antigas, risos”, disse.

E para quem gosta de uma boa pimenta na comida, na banca do seo Jailson Antônio da Silva, 58 anos, o visitante pode escolher entre 23 variedades. Ele trabalha no mercado desde 1984, quando vendia alface com seu pai. Até chegar à pimenta, foi um longo caminho, aprendendo e buscando diversidade para atender a clientela.

“Quando o cliente chega aqui, eu logo pergunto, quer quente ou fria? Temos para todos os paladares. Tenho uma com mais de dois milhões de ardência, sendo considerada a segunda mais forte no Brasil. Estou aqui à disposição e agora num lugar bem melhor. Todos estão convidados”, agradeceu Jailson.

E para quem pensa que na feira só se vende frutas, verduras, especiarias, raízes e sementes, se engana. Na banca da Diene Lima, 36 anos, tem músculo, mocotó, catuni, tendão, carneiro e linguiça caseira de porco, que tem uma diferença, não é moída, é feita de forma artesanal, à mão. “Sou muito grata e faço o que gosto. Estou muito feliz em poder ter um lugar melhor para atender nossos clientes. Acompanho meu pai desde que tinha três anos de idade, porém agora tenho o meu próprio negócio. Só temos a agradecer pelo cuidado da Prefeitura conosco”, destacou Diene Lima, proprietária da Casa de Carne Lima.

E para não perder a tradição de uma boa fruta para espantar o calor de Cuiabá, a banca Santana é destaque pela oferta de melancias pelo sabor adocicado e qualidade do produto. “Tem gente que vem de longe para comprar a melancia que só na minha banca que tem. É padrão alto”, brincou Cláudia Garcia. Agora, com essa reforma, onde os setores foram bem divididos nós estamos com boas expectativas de que as vendas irão dobrar e os clientes aumentar. Estamos muito felizes”.

Acompanhada da filha e do sobrinho, dona Meire Vieira, 85 anos, também marcou presença na inauguração, aprovou e aproveitou para fazer as compras de verduras e frutas para encerrar a semana. “Ficou tudo bem organizado. Gosto muito de comprar aqui por saber da qualidade que é garantida. Gostei muito, agora que ficou fresquinho vou querer vir mais vezes”, destacou Dona Meire.

Milhares de pessoas, entre frequentadores, autoridades e público em geral, estiveram presentes na inauguração e entrega da primeira etapa do Mercado do Porto.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br