quarta-feira, 12, junho, 2024
22 C
Cuiabá

Assembleia Legislativa de Mato Grosso é a 6ª mais transparente do Brasil

Mais lidos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso é a sexta mais transparente do país, segundo ranking divulgado nesta quinta-feira (25) pela Transparência Internacional – Brasil.

Para elaboração do ranking foram avaliadas as ações das 26 Assembleias Legislativas dos estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal em relação à transparência na governança pública, levando-se em consideração nove dimensões.

Na dimensão Comunicação a Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu a segunda maior nota do país (90,91), ficando atrás apenas dos estados de Goiás e Minas Gerais e se igualando aos estados do Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe. Nesse ponto é avaliada a presença das Assembleias Legislativas nas redes sociais e a existência de canais de comunicação com os cidadãos.

No quesito Governança, Mato Grosso recebeu a maior nota entre as instituições avaliadas (88,24), igualando-se ao estado do Espírito Santo. Na análise da dimensão são avaliados indicadores como a divulgação de informações sobre estrutura, organograma, cargos e funções, entre outras.

Na dimensão Plataformas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso também conquistou a segunda maior nota entre os estados avaliados (80,00), ficando atrás apenas do Espírito Santo e se igualando ao estado do Rio Grande do Norte.

Na posição geral, a ALMT alcançou 58,20 pontos, em uma escala de 0 a 100 adotada no levantamento, sendo 75,00 a maior nota alcançada pelas instituições participantes.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) é uma iniciativa da Transparência Internacional – Brasil que busca avaliar e fomentar as agendas de integridade, transparência, dados abertos, acesso à informação, participação, transformação digital e combate à corrupção nos mais diversos níveis federativos e poderes da República.

Fonte: Renata Neves/Secom

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br