Home Editorias Agricultura Maggi se desespera e clama por postura moderada do presidente

Maggi se desespera e clama por postura moderada do presidente

O megaempresário do agronegócio, ex-governador de Mato Grosso, ex-senador e ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, está na França, onde ocorre, neste fim de semana, a reunião do G7 –  grupo formado pelas economias mais desenvolvidas e influentes do mundo:Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

De lá, um dos principais homens de negócio do Brasil, especialista no relacionamento com os mercados compradores dos principais produtos brasileiros, mostrou temor pelo horizonte nacional com a postura insistente do atual presidente, Jair Bolsonaro (PSL), em não buscar apaziguamento com países europeus, muitos deles compradores de produtos nacionais.

Maggi citou, por exemplo, o risco das investidas do presidente francês, Emmanuel Macron, que quer melar o acordo comercial do Mercosul com a União Européia, que representa algo estratégico para os produtores de Mato Grosso e do Brasil, de maneira geral. “Esse acordo que estamos para assinar com a Europa e Mercosul não é desejado por França e por Irlanda. Exatamente os dois que neste momento puxam a fila de uma ameaça a um boicote comercial, e também de uma ameaça a não conclusão desse mercado, desse acordo. O governo precisa mexer e alterar seu discurso urgentemente. Caso contrário, os prejuízos para o setor da agricultura e da pecuária brasileira, do agro como um todo, que é o grande negócio que o Brasil tem, será extremamente afetado”, voltou a alertar.

Ao que parece, o entendimento diplomacia para o Governo Bolsonaro é o ato de puxar o saco de quem está do seu lado e bater de frente de quem não concorda consigo. O presidente atual do Brasil consegue ganhar o rótulo de pior vendedor do mundo quando tem um produto da valiosidade do país que comanda nas mãos e ainda sim consegue criar desavenças pessoais com seus possíveis compradores, a ponto de perdê-los

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here