Home Destaque Projeto Pequeno Agrônomo de PVA é apresentado em Lucas do Rio Verde
Prefeitura Roo
Fullbanner1

Projeto Pequeno Agrônomo de PVA é apresentado em Lucas do Rio Verde

Proposta é promover o intercâmbio de ações inovadoras entre as escolas rurais do sul e norte do estado

Fonte:

Promover a troca de experiências. Foi por esse motivo que 22 alunos do projeto “Pequeno Agrônomo”, desenvolvido pela Empresa Agrológica em Parceria com a Prefeitura de Primavera do Leste, viajaram nesta semana para um intercâmbio com os alunos da Escola Rural São Cristóvão em Lucas do Rio Verde – MT, onde é desenvolvido o projeto: “Unidos por uma força sustentável.”.

A participação proporcionou a troca de experiências entre alunos dos dois projetos desenvolvidos pela Empresa Agrológica. Os alunos do projeto: “Pequeno Agrônomo”, apresentaram a horta que no início foi desenvolvida para fornecer verduras apenas para os alunos do curso e hoje proporciona aos 300 frequentadores do Programa Prima Jovem levar verduras para casa duas vezes por semana. Enquanto os alunos do projeto: “Unidos por uma força sustentável”, apresentaram o projeto coleta seletiva, onde os alunos que trazem materiais recicláveis para escola ganham uma moeda simbólica que pode ser trocada por prêmios.

Para a coordenadora do Espaço Prima Jovem Renata Garcia Lima a experiência foi inovadora para os alunos e despertou o interesse para reciclagem, “Os alunos voltaram cheio de ideias, após a visita recebi a ligação de uma mãe de aluno que irá juntar pneus para que possamos iniciar a reciclagem de pneus para ornamentação e criação de um jardim, no espaço Prima Jovem.”

A mãe citada pela Coordenadora é Fabiana Dalires, mãe do aluno Diogo Klein, que após ouvir o relato do filho que participou do intercâmbio, propôs a coordenadora a criação de canteiros e jardins com pneus usados. “Trabalho como caminhoneira e viajo muito, em minhas viagens vejo prefeituras que passaram fazer canteiros, jardins utilizando pneus que são um problema, então propus à Renata promovermos esse projeto, podemos pintar e grafitar, e fazer parcerias com os comerciantes. E nós como pais podemos contribuir para uma cidade mais bonita, sem falar que a parceria com as crianças traz a conscientização ambiental e valorização da reciclagem.” – explicou Dalires.

Para empresa Agrológica é preciso incentivar a responsabilidade socioambiental, buscando usar bem os recursos e contribuir para a sustentabilidade e isso é feito através dos Projetos: “Pequeno Agrônomo” em Primavera do Leste e o Projeto “Unidos Pela Força Sustentável” desenvolvido em Lucas do Rio Verde. “Decidimos unir e trocar experiências entre os colaboradores envolvidos nas unidades, as crianças atuantes em cada projeto e coordenação, foi uma viagem de intercâmbio entre Agrológicas, e muito prazerosa para nós, conseguir atuar na identidade da empresa em suas unidades mostra a importância da Responsabilidade Socioambiental no dia a dia da empresa.” – finalizou Flavia Roque Moreira, Gestora de Planejamento Estratégico e Marketing da Agrológica.

O que é o Projeto Pequeno Agrônomo?

O projeto promovido pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste em parceria com a empresa Agrológica, atende 90 crianças e foi criado para reativar a horta do espaço Prima Jovem, em mutirões com colaboradores e familiares, o curso que ensina os jovens a lidarem com as hortaliças foi batizado de “Pequeno Agrônomo”, trata-se de um dos cursos que tem mais número de inscritos e menor índice de desistência e tem ajudado a mudar a vida de muitos jovens. Além de ensinar a cultivar plantas e hortaliças, o projeto promove a educação ambiental e a conscientização das práticas saudáveis com o cultivo dos alimentos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here