Home Destaque Presidente da Assembleia quer que Fethab custeie santas casas e outros hospitais...
Prefeitura Roo
Fullbanner1

Presidente da Assembleia quer que Fethab custeie santas casas e outros hospitais filantrópicos

Maluf explicou que já adiantou uma conversa com o novo secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, reforçando a necessidade que o Executivo olhe com prioridade para a situação dos filantrópicos, como é o caso da Santa Casa, de Rondonópolis

Fonte:
Deputado recebeu uma comissão formada por representantes de unidades filantrópicas de saúde, em seu gabinete

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso AL/MT, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), cobrou da Secretaria de Estado de Saúde (SES) uma solução para o atraso de recursos aos principais hospitais filantrópicos do estado e elencou a possibilidade de usar uma fatia no novo Fethab. O parlamentar recebeu nesta quinta-feira (26) uma comissão com representantes das Santas Casas de Misericórdia de Cuiabá e Rondonópolis, do Hospital do Câncer, Hospital Geral e Hospital Santa Helena, que apresentaram um cenário preocupante: principais fontes de internações da rede estadual, as cinco unidades hospitalares acumulam um déficit de R$ 5 milhões por mês e correm o risco de serem inviabilizadas.

“A situação dos filantrópicos é dramática, são R$ 5 milhões por mês de déficit e infelizmente chegaram aos seus limites, não conseguem mais fazer funcionar suas máquinas administrativas e isso nos causa muita preocupação. São os grandes responsáveis pela maior parte das internações que são feitas em Mato Grosso e vamos intermediar uma solução emergencial para que esses hospitais respirem até que se encontre uma solução concreta para um problema que vem sendo protelado nos últimos anos”, pontuou o presidente.

Maluf explicou que já adiantou uma conversa com o novo secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, reforçando a necessidade que o Executivo olhe com prioridade para a situação dos filantrópicos. “O secretário se mostrou muito disposto, já conhece a realidade e se comprometeu a buscar essas soluções emergenciais. A previsão é que consigamos buscar recursos para garantir o atendimento à população até que se defina uma solução concreta para todo o passivo dessas unidades”, disse o deputado.

O deputado enfatizou também a necessidade de se buscar novos recursos para a saúde, defendendo até mesmo que uma fatia do novo Fethab seja destinada para financiar vários segmentos da saúde em Mato Grosso. “Precisamos inovar, buscar mais recursos para esses grandes parceiros da saúde do nosso estado. Aqui na Assembleia têm muitos deputados que já defendem essa ideia e eu também vou iniciar as discussões em torno dessa proposta. Não podemos ficar parados, chorando a falta de recursos. Precisamos unir forças para juntos encontrarmos soluções importantes”, argumentou Maluf.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here