Home Chicote Escândalo com padres choca Rondonópolis e deve causar reflexões
fullhome_2
fullinterna_1
fullinterna_3

Escândalo com padres choca Rondonópolis e deve causar reflexões


| Fonte: Da Redação NMT
Dois jovens e carismáticos sacerdotes foram definitivamente afastados do cargo por suposto envolvimento sexual com menores. Foto - Ilustração

A decisão do bispo Dom Juventino Kestering, da Diocese de Rondonópolis, em afastar os jovens padres, Jhonatha Almeida da Silva e Thiago Silveira Barros, o “Thiaguinho”, trouxe à tona uma ferida aberta da igreja católica: o envolvimento sexuais de alguns sacerdotes com menores de idade. É claro que a generalização é ridícula, oportunista e uma mera arma de muitos que simplesmente veem na fé um mercado de arrecadação, mas o que aconteceu na maior cidade do interior de Mato Grosso não deixa de ser simbólico, em vários sentidos.

Tanto Thiaguinho quanto Jhonatha, eram considerados padres modernos, com métodos carismáticos e próximos da juventude. O suposto envolvimento de ambos com adolescentes, segundo o que aponta um Boletim de Ocorrência e investigação policial aberta contra os dois, cria inevitavelmente um alerta para muitos pais que possuem filhos atuando em projetos na igreja. Infelizmente, a intimidade social que grupos religiosos possuem entre seus membros expõe sim indefesos e permite que outros seres humanos, muitas vezes líderes, revelem suas taras doentias.

É claro que esse cuidado não precisa e nem deve ser maior do que o que é preciso ter no próprio núcleo familiar, onde concentram-se a maioria dos casos de abusos sexuais contra crianças, ou mesmo nas próprias escolas. Mas a aparente pureza que se manifesta diante de autoridades religiosas, cria um atrativo caminho para maníacos, que muitas vezes nem se dão conta conscientemente que o são. O exemplo de Juventino foi ótimo e é muito importante que se aumente o rigor. A transferência não pode ser entendida nunca como uma solução, até porque este criminoso levará o problema consigo para onde for.

Thiaguinho e Jhonatha, mesmo que forem comprovadamente autores dos crimes que são acusados, não podem ter seus erros disseminados como um forte sopro para apagar a chama da fé dos fieis que participavam de suas missas. É possível tirar até mesmo importantes ensinamentos do fato,  já que do ponto de vista espiritual é possível a reflexão do quanto ninguém está livre das ações malignas mesmo dentro da igreja, aliás, muita gente defende que exatamente ali que muita gente é provada. Do ponto de vista social, também é possível a conclusão que não necessariamente quem vive uma vida ativa em religiões, independente da denominação, é alguém melhor ou mais confiável daqueles que preferem não frequentar nenhum templo.

O ser humano é extremamente complexo e falho, incrivelmente limitado. Padres e pastores, são seres humanos…

 

 

 

 

rodape_mat
Rodape_Mat2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here