Home Educação Semana da Educação Infantil aborda políticas públicas voltadas à primeira infância
fullhome_2

Semana da Educação Infantil aborda políticas públicas voltadas à primeira infância


| Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

A partir da segunda-feira (19) até sábado (24) da próxima semana a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, em todas as unidades da rede pública de ensino, a Semana da Educação Infantil. Instituída pela lei federal 12.602/2012, esta semana vai contar com uma série de atividades – algumas pulverizadas nas diversas unidades escolares e outras, mais abrangentes, em locais específicos, reunindo um público mais amplo  – para uma reflexão sobre a primeira infância, que vai dos seis meses aos cinco anos e 11 meses de idade da criança.

“O grande tema desta semana é a questão do fortalecimento das políticas públicas de forma que o protagonista da primeira infância, que é a criança, tenha seu reconhecimento social como sujeito. Isso significa que ele é alguém inserido em um contexto dentro da sociedade, que tem que ser preparado para o que está por vir como cidadão partícipe no futuro, um indivíduo que saiba ocupar seu lugar no mundo”, reflete a secretária de Educação, Carmem Garcia Monteiro.

Ela lembra que o Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado em 25 de agosto e festeja o fato de poder realizar esse encontro em 2019: “Esta é a primeira vez que vamos promover a Semana da Educação Infantil no município desde que ela foi criada, em 2012. Será um momento de debate sobre a responsabilidade do educador em promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando potencialidades cognitivas, físicas, psíquicas e sociais, entre tantas outras”.

Marcada para dia 20, a abertura oficial dos eventos ocorre no Ministério Sal da Terra, no Residencial Buriti, iniciando-se às 18h30, agregando todos os membros do corpo docente, além da comunidade escolar e sociedade em geral. “Nesse dia vamos falar sobre as políticas públicas para a educação infantil, e entregar o Prêmio Práticas Pedagógicas Exitosas de Educação Infantil a profissionais que se destacaram. Também vamos fazer um resgate histórico da educação infantil na rede pública municipal e, nessa retrospectiva, vamos homenagear funcionários que marcaram a trajetória da educação pública em Rondonópolis, como o primeiro servidor da educação infantil e outros que, inclusive, que já estão aposentados”, adianta Carmem.

Para o dia 23, também no Ministério Sal da Terra, está previsto, no período da tarde, das 13h30 às 16h30, o seminário “Estratégias de leitura na primeira infância”, com a doutora Kênia Aquino, da Universidade Federal de Goiás. À noite, das 18h às 21 horas, a professora mestra Brígida Couto, da Secretaria Estadual de Educação, fala sobre “O currículo na educação infantil”.

E, no último dia da programação, sábado (24), das 7h30 às 11h30, no Centro Integrado de Ensino (CIE), na Vila Aurora, serão ministrados vários minicursos sobre organizações e práticas pedagógicas, abordando assuntos como cultura da infância, matemática para educação infantil, o lúdico na educação infantil, caminhos para inclusão na educação infantil, a criança e a natureza e, ainda, educação infantil e psicomotricidade. Nesta data o evento é voltado para os docentes da Semed.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here