Home Cuiabá Cuiabá está entre as quatro capitais com maior número de motoristas que...
fullhome_2

Cuiabá está entre as quatro capitais com maior número de motoristas que bebem e dirigem


| Fonte: Olhar Direto
Foto: Reprodução/Ilustração

Cuiabá está entre as quatro capitais brasileiras com o maior número de motoristas (homens) que dirigem após ingerir bebida alcoólica. Os dados foram divulgados na Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, realizada pelo Ministério da Saúde. Dos entrevistados, 19,8% admitiram que bebem de forma abusiva.

Dos entrevistados em Cuiabá, 9,9% admitiram dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. No caso dos homens, 17% admitiu conduzir veículos motorizados após consumo de qualquer quantidade. A capital mato-grossense só ficou atrás de Florianópolis (18%), Teresina (22%) e Palmas (22%).

Das mulheres entrevistas, apenas 3% admitiu dirigir após a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica. No país, a liderança ficou com Palmas e Florianópolis, ambas com 5%.

No conjunto das 27 cidades, 5,3% dos indivíduos referiram conduzir veículo motorizado após consumo de bebida alcoólica, sendo essa proporção notadamente maior em homens (9,3%) do que em mulheres (2,0%). Em ambos os sexos, a frequência de dirigir após o consumo de bebida alcoólica diminui a partir dos 25 anos de idade.

Nos dois casos, a frequência dessa condição aumenta fortemente com o nível de escolaridade.

Já no quesito de consumo excessivo de bebidas (ingestão de quatro ou mais doses para mulheres, ou cinco ou mais doses para homens, em uma mesma ocasião em relação aos últimos 30 dias anteriores à data da pesquisa), 19,8% dos entrevistados admitiu o uso.

Deste total, 27,6% dos homens e 12,6% das mulheres admitiram o consumo excessivo. No conjunto das 27 cidades, a frequência do consumo abusivo nos últimos 30 dias foi de 17,9%, sendo maior em homens (26,0%) do que em mulheres (11,0%). Em ambos os sexos, a frequência dessa condição tende a diminuir com a idade e aumentar com o nível de escolaridade.

O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPTran) prendeu 40 motoristas por embriaguez ao volante durante os três primeiros meses deste ano. No mesmo período, 127 pessoas foram conduzidas à delegacia e cinco armas de fogo foram apreendidas. A unidade especializada atua em diferentes frentes de segurança e de combate a criminalidade, em rodovias estaduais e perímetros urbanos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here