Home Editorias Mato Grosso Não é verdade que governo Bolsonaro descobriu petróleo no Mato Grosso
fullhome_2
fullinterna_1
fullinterna_3

Não é verdade que governo Bolsonaro descobriu petróleo no Mato Grosso


| Fonte: Aos Fatos
Foto: Reprodução

Circula como se fosse recente um vídeo gravado em maio de 2016 por um funcionário da Petrobras que mostra a descoberta de um poço que seria de “petróleo puro” na cidade de São José do Rio Claro (MT). As imagens são acompanhadas de um texto que sugere que a descoberta seria uma conquista do governo de Jair Bolsonaro.

Além de descontextualizar o vídeo, a peça de desinformação ainda omite que, poucos dias após a gravação, a Petrobras descobriu que o poço não possuía quantidades suficientes de petróleo para comercialização.

O vídeo acompanhado foi publicado por perfis pessoais no Facebook e acumula cerca de 4.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (16). Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social. O conteúdo também teve checagem solicitada por leitores do Aos Fatos pelo WhatsApp.

Circula tanto no Facebook quanto no WhatsApp um vídeo em que petróleo supostamente puro é extraído em São José do Rio Claro (MT). Segundo o texto que acompanha as imagens, o poço encontrado seria uma conquista do governo Bolsonaro e teria combustível fóssil suficiente para suprir 80 anos de demanda. O poço e o vídeo, no entanto, não são recentes.

A autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para a perfuração do poço pela Petrobras aconteceu em 2015. O vídeo, que circula nas redes desde 2016, foi feito por um funcionário da estatal e chegou a viralizar na internet na época.

Diferentemente do que afirma o homem nas imagens, o poço também não era de “petróleo puro”. A Petrobras, poucas semanas depois da descoberta, encaminhou a mistura encontrada para análise laboratorial e concluiu que não havia petróleo em volumes suficientes para comercialização.

 

rodape_mat
Rodape_Mat2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here