Home Editorias Geral O que é cadeia de suprimentos e por que implantar na indústria
fullhome_2

O que é cadeia de suprimentos e por que implantar na indústria


| Fonte: Assessoria

Entender o que é a cadeia de suprimentos ou, Supply Chain, e saber administrá-la é fundamental para o sucesso de sua empresa! Você sabia disso?

 

Caso não tenha esse conhecimento precisa saber o porquê ela é tão importante e como ela pode ajudá-lo! Afinal, é a cadeia de suprimentos que contempla todas as etapas de produção até a entrega dos produtos.

 

É fundamental entender que a boa gestão da cadeia de suprimentos pode gerar inúmeros resultados positivos. Através dela, sua empresa diminuirá os gastos devido à falhas e problemas em qualquer uma das etapas de produção e logística.

 

A logística é uma área que costuma gerar muitos custos, porém, se você conseguir entender a importância da implementação da cadeia de suprimentos para a indústria, provavelmente conseguirá diminuí-los!

 

Estes custos surgem de diversas etapas e podem ser bem prejudiciais para a sua empresa! Eles podem ser resultados de falhas durante o armazenamento, estoque e transporte.

 

Então, não deixe de conferir as informações que abordaremos para auxiliá-lo a entender o que é, como implantar e quais são os benefícios da cadeia de suprimentos na indústria! Acompanhe!

O Que é Cadeia de Suprimentos?

A cadeia de suprimentos, também chamada pelo termo em inglês Supply Chain, é a responsável pelo bom funcionamento da logística desde a fabricação até a entrega dos produtos. Por isso, é tão importante saber mais sobre ela e como fazer uma boa gestão!

 

Com a cadeia de suprimentos você consegue fazer o planejamento, organização e execução de todas as etapas fundamentais para que os produtos sejam entregues com excelência para seus clientes.

 

É de responsabilidade da cadeia de suprimentos todos os itens abaixo:

 

  • Produção ou aquisição de matéria-prima
  • Armazenamento de mercadorias, estejam elas prontas ou em processo de fabricação
  • Movimentação interna dos produtos
  • Criação de Códigos de Barras
  • Transporte de produtos
  • Entrega e distribuição de produtos

 

A cadeia de suprimentos começa quando é gerado um pedido de compra. E para dar continuidade ao processo é necessário produzir, armazenar, criar o código de barras e a embalagem dos produtos para entregá-los.

 

Sendo assim, ela é responsável por todo o planejamento logístico interno e externo. Ela só é possível graças à uma rede integrada que funcione simultaneamente! Portanto, veja a seguir como fazer uma boa gestão de cadeia de suprimentos!

Como Fazer Uma Boa Gestão da Cadeia de Suprimentos?

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos contribui imensamente para que as operações logísticas tenham êxito em cada um de seus processos. Assim, é possível diminuir os custos e também os ciclos operacionais.

 

Para fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos você precisa saber que deverá acontecer um acompanhamento bastante próximo de todas as rotinas logísticas. Você pode contar com funcionários altamente qualificados que contribuirão bastante para o processo!

 

Estas rotinas incluem todos os dados e informações à respeito das mercadorias, assim como, produção e custos. Todos os processos podem contar com otimizações que são extremamente fundamentais para aumentar o controle e prevenir riscos e erros.

 

Esta automação de processos pode ser feita com o auxílio de soluções tecnológicas. Com elas é possível melhorar a organização do estoque, controlar a entrada e saída de mercadorias e prever rotas de entrega mais rápidas.

 

Então, é necessário que haja uma gestão eficiente não só dos processos logísticos internos como também dos processos logísticos externos. E para isso acontecer com mais facilidade sua empresa precisa estar bem integrada com os fornecedores e consumidores.

Soluções Tecnológicas Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos

Para melhorar o desempenho de sua indústria você pode contar com muitas soluções tecnológicas que promovem a automação de processos e otimizam o tempo de produção. E, como tempo é dinheiro, ajudam no aumento de lucros!

 

A adoção de soluções tecnológicas pode melhorar muito o serviço de todos. Mas para isso acontecer é importante estar bem atualizado sobre as novas tecnologias disponíveis para o setor logístico, assim como, ter funcionários preparados para utilizá-las.

 

Procure preparar seus funcionários para que eles tenham conhecimento sobre a indústria 4.0 e saibam como trabalhar com cada uma das novas tecnologias. É possível fazer isso oferecendo programas de reciclagem, ou seja, um aperfeiçoamento profissional interno.

 

Neste treinamento é preciso que você e todos os seus colaboradores comecem a se familiarizar com tecnologias como a computação em nuvem, aprendizado de máquina, big data, internet das coisas e inteligência artificial.

Principais Erros de Gestão na Cadeia de Suprimentos

Um dos erros na gestão de cadeia de suprimentos que pode gerar muitos prejuízos financeiros é não fazer um bom planejamento de riscos. Ele serve para evitar que hajam problemas que prejudiquem os processos logísticos.

 

Outro erro muito comum é a não realização de um planejamento de estoque. Afinal, o estoque precisa estar bem organizado, com os produtos fáceis de serem encontrados para que os processos sejam feitos de forma mais eficiente e ágil.

 

O planejamento de estoque feito de forma eficaz pode evitar cancelamento de compras por parte do cliente. Estes cancelamentos podem ocorrer por causa de fatores como demora na entrega, itens faltantes que impossibilitam a entrega e entrega de produtos danificados.

 

Além disso, existem outros erros que devem ser evitados como a falta de cálculos de custos referentes à armazenagem, a não sistematização de estoque com registro eficaz de entrada e saída de mercadorias e a falta de soluções eficazes para a logística de sua indústria.

 

Sendo assim ao realizar planejamentos eficientes estes erros tão comuns na gestão da cadeia de suprimentos podem ser evitados! E, com isso, todas as partes envolvidas no processo ganham, tanto sua empresa e funcionários quanto os clientes.

Por que Implantar a Cadeia de Suprimentos na Indústria?

A cadeia de suprimentos possibilita uma produção mais eficaz que será sentida em seu bolso. Através de um bom gerenciamento dela, os gastos com problemas logísticos diminuem e seus parceiros e consumidores finais ficam mais satisfeitos, gerando mais lucro.

 

Ao implantar a cadeia de suprimentos e ao fazer seu gerenciamento, é possível prevenir riscos bastante prejudiciais como perdas, danificações e extravios de produtos. Também é possível ter um maior controle sobre o estoque e armazenamento.

 

Para isso, você pode contar com a criação de códigos de barras e registrar seus produtos com eles. Assim, será mais fácil obter informações a respeito deles como localização, entre outros.

 

Outra vantagem muito importante em implantar a cadeia de suprimentos é a identificação mais rápida de produtos que faltam no estoque para criar novos pedidos. Seja falta de matéria-prima ou do produto final.

 

Além disso, ao utilizar a cadeia de suprimentos de forma adequada, seus clientes ficarão muito mais satisfeitos e promoverão uma boa reputação de sua empresa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here