Home Educação Direitos Humanos é o tema apresentado para acadêmicos de Direito em Rondonópolis
fullhome_2

Direitos Humanos é o tema apresentado para acadêmicos de Direito em Rondonópolis


Deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apoia evento que levará importantes assuntos sobre políticas públicas e propósitos da agenda 2030 da ONU
| Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

Cerca de 130 acadêmicos de direito e docentes da Uniasselvi, faculdade de Rondonópolis (MT), participaram de palestra motivacional com o tema “Jovens de Expressão: o jovem no cenário internacional e seu protagonismo na persecução da agenda 2030 da ONU e dos Direitos Humanos”, ministrado por Monique Jeane Silva, nesta última quinta-feira (16), às 19h, no auditório da instituição de ensino.

A palestrante com apenas 21 anos e estudante do 5º ano de direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) buscou trabalhar o tema de forma provocativa para despertar nos jovens, a importância de agir perante situações que estejam relacionados aos direitos humanos. Ela pontuou a importância de ter um posicionamento crítico e buscar solucionar os problemas de forma ativa e concretizá-los em favor da sociedade.

“Os jovens não são líderes de amanhã e, sim, líderes de hoje. Eles têm que criar as oportunidades. Luto muito por uma educação de qualidade, pelo papel da juventude em todas as tomadas de decisão. A Agenda 2030 da ONU busca objetivos que busco também, em comum: educação de qualidade, luta por justiça, paz e igualdade, desenvolvimento sustentável”, destaca Monique.

O diretor e professor da Uniasselvi, Arthur de Lima Lira, ficou satisfeito com a palestra e a parceria com o deputado Delegado Claudinei que sempre se manteve com braço estendido para somar com os eventos da instituição, em favor do conhecimento. “Reconheço essa provocação para nossos jovens. Fiquei feliz de tratar de assuntos tão importantes, mas que por vezes são esquecidos como direitos humanos, básicos e fundamentais. Provocou cada um de nós, provocou a transformar a nossa sociedade, o que estamos fazendo para melhorar a nossa sociedade”, enfatiza.

Foto: Divulgação

A coordenadora do curso de direito, Virgínia Chinelato, considera o tema trabalhado bem-vindo para a instituição e que veio agregar na postura do conhecimento dos estudantes para que possam saber operar dentro da sociedade. “A gente entende que tem que ter uma bagagem sociológica e filosófica do nosso papel. A Monique trouxe um engajamento e uma motivação para nossos estudantes”, explica.

Já a professora de direito internacional, Naiara de Oliveira, não escondeu a satisfação de contar com um tema tão enriquecedor para os acadêmicos. “A noite que tivemos hoje, foi totalmente sublime e enriquecedora. Tendo em vista que Monique trouxe para nós, essa temática que abarca a atuação do jovem no direito internacional e relevância dos direitos humanos. E, eu, como professora do Direito Internacional, vibrei muito de ver nossos acadêmicos tão empenhados nesta noite e entenderem a importância de trazer temas importantes para discussão”, contenta a docente.

História – Nascida e criada na periferia de Brasília, Monique Silva sempre estudou em escola pública. As conquistas obtidas por ela, como participar de importantes eventos da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma nacional e internacional (França, Nova York e Washington) foram baseadas no esforço de desejar ser parte da transformação de um país que venha favorecer a sociedade, sempre com foco no direito humano.

O deputado estadual reconhece a importância do tema para a sociedade mato-grossense, principalmente com foco na juventude, que necessita ter um olhar no presente e refletir as problemáticas do país e, consequentemente, realizar propostas para buscar meios de solucioná-las. “Eu agradeço ao Delegado Claudinei por este apoio por essa oportunidade, junto aos acadêmicos e docentes do curso de direito da instituição parceira. Foi bem provocativo o tema, mas me sinto na condição de poder falar com os estudantes, por ser jovem igual à eles”, agradece Monique.

Foto: Divulgação

Maiores informações: Samantha dos Anjos (65) 99639.9715

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here