Home Destaque Estudantes secundaristas conhecem laboratórios da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis
fullhome_2

Estudantes secundaristas conhecem laboratórios da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis


| Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

Os estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio, da Escola Estadual Marechal Dutra e os da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis tiveram um dia diferente das suas rotinas escolares. Os primeiros conheceram os laboratórios utilizados para aulas práticas dos cursos técnicos. Já os segundos foram os responsáveis juntamente com a equipe pedagógica de apresentar a estrutura da escola técnica.

“Foi uma tarde diferente para todos nós que paramos nossos compromissos administrativos, de gestão e pedagógicos para falar com os nossos possíveis futuros alunos. Ganhou a escola técnica e ganhou os estudantes secundaristas. Todos ficaram muito empolgados. Foi mais uma possibilidade de reconhecer que a aprendizagem pode acontecer de variadas formas e em diferentes espaços”, avaliou Neiva Terezinha de Cól, diretora da Escola Técnica.

Os alunos da Escola Marechal Dutra receberam informações sobre os cursos técnicos que são ofertados na escola técnica, como acontece o processo seletivo para concorrer a uma das vagas, sobre o tempo de duração dos cursos, as características de cada curso e as oportunidades dos postos de trabalhos e puderam conhecer os laboratórios dos cursos técnicos de química, eventos, turismo, de enfermagem, eletrotécnica e informática.

A vivência no laboratório de enfermagem foi o que mais chamou atenção do aluno Raphael Barbosa Marques. “Achei muito interessante os trabalhos que um técnico de enfermagem pode executar. Eu gosto muito da área de saúde. Fiquei motivado a fazer o curso técnico.” A aluna Herilene Malicheski Tomáz também atraiu-se por essa área. “Acredito que posso ajudar muita gente sendo uma boa técnica de enfermagem. Gostei dos que os alunos falaram sobre o que estudam, o que aprendem e em que podem trabalhar.” Já para Kamylla Lima, a área de química foi mais fascinante. “Eu fiquei com vontade de fazer experiências, de aprender a produzir substâncias e como fazer as misturas químicas para dar origem a um produto.”

Foto: Divulgação

Para os alunos dos cursos técnicos a vivência de receber os estudantes secundaristas foi enriquecedora. “Foi muito dinâmico, porque, além de mostrar para os outros como é interessante a matéria, falamos sobre o curso técnico de química e apresentamos as possibilidades de trabalho para quem não sabe o que fazer futuramente. Eu estou aprendendo muito com o curso técnico. Mesmo com suas dificuldades, o curso mostra caminhos e possibilidades. É muito importante passar isso a frente, afinal, é estudando que conseguimos oportunidades melhores de vida para nós, nossa família e contribuímos também, através do trabalho, com o desenvolvimento da sociedade”, disse Gabrielly Félix de Freitas, do curso técnico de Química.

A diretora Neiva informou que há um projeto para incluir no calendário escolar, visitas dos alunos das escolas de ensino médio de Rondonópolis à Escola Técnica. “É uma maneira de romper os muros da nossa escola, de aproximar a sociedade à nossa comunidade escolar e fomentar o ensino técnico em nossa cidade.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here